quarta-feira, novembro 06, 2013

Christie avassalador

Muitas coisas podem ser ditas sobre as eleições de ontem nos Estados Unidos. Duas disputas foram importantes: Virgínia e New Jersey. Vamos tratar hoje da segunda. Foi uma vitória maiúscula de um republicano em um território claramente democrata. Chris Christie foi reeleito de forma incontestável, vencendo com mais de 60% dos votos, contra 38% de sua oponente. Foi uma vitória histórica.

Christie é um político diferente. Foge da polarização que tem travado a política norte-americana nos últimos anos. Trabalha de forma bipartidária e possui uma característica agregadora. É popular. Venceu entre as mulheres e os eleitores hispânicos. Fez uma incursão eleitoral jamais vista por um republicano naquele estado entre jovens e negros. New Jersey possui 700.000 eleitores registrados como democratas. Christie fez mais de 1.252.000 votos. Mostrou que com uma política que alcança um espectro mais amplo é possível vencer inclusive recebendo votos dos democratas.

Christie é um tipo popular, bonachão, o novo peso-pesado da política nacional. Sua maior qualidade é saber ser informal e falar a mesma língua do seu eleitorado. Pelo menos em New Jersey funcionou. Resta saber se a mesma característica rende votos em um país vasto e diversificado como os Estados Unidos. Tudo leva a indicar que ele pode atingir os votos do partido democrata em muitos estados, alterando a geografia da eleição. Resta saber se os republicanos estarão ao seu lado.

Sim, a maior resistência a Christie vem de dentro do partido. Muitos republicanos acham Christie populista, informal e bipartidário demais. Acusam-no  de ser democrata nas roupas de republicano, um RINO - Republican In Name Only. Mas o fato é que os republicanos desde a reeleição de Bush em 2004 ainda buscam uma forma de vencer. Abatidos desde então, no próximo ano fecha-se uma janela de 10 anos sem vitórias maiúsculas, coisa na qual Christie é um mestre.

Reeleito governador de New Jersey, Christie vai assumir o comando da Associação de Governadores Republicanos - RGA. Viajará os Estados Unidos neste papel, o que sem dúvida já é o primeiro passo de sua pré-campanha presidencial em 2016. Terá a possibilidade de ser visto e conhecido em estados que até então somente escutam falar de seu nome. Vai ganhar estrutura e porte nacional.

Christie vem aí. Anotem este nome. Talvez seja o caminho bipartidário do qual todos os político falam, mas tem vergonha de empreender. Christie não tem e assim vai ganhando eleitorado. Afinal, ganhar com mais de 60% em um estado democrata, não é para qualquer republicano.

Nenhum comentário: