segunda-feira, novembro 11, 2013

Christie, o Conservador

Em conversas privadas, o senador texano Ted Cruz, presidenciável pela ala conservadora dos republicanos, diz não temer Chris Christie nas primárias. Diz que o governador de New Jersey é muito moderado e não conseguirá mobilizar a base do partido. Aposta que Christie será uma espécie de Rudolph Giuliani, o antigo prefeito de Nova York que naufragou nas primárias por falta de conservadorismo - ele é favor do aborto, um pecado mortal para um republicano que almeja a Casa Branca.

Mas se engana Ted Cruz. Chris Christie tem mais apelo conservador do que ele imagina. Apesar de não levantar bandeiras contra o aborto ou casamento gay, Christie é um católico que não aprova nem uma nem outra medida. Tem histórico como Governador para provar isto, o que é importante na política americana. Christie é casado, pai de quatro filhos. Isto também é um fator de peso para as primárias.

Portanto, ao contrário do que muito pensam, não vejo Christie como uma ameaça moderada aos conservadores. Ao contrário, vejo pontos de convergência em temas centrais, e uma qualidade que os conservadores não possuem: negociação. O Governador de New Jersey sabe negociar e abrir canais de comunicação. Sua maior qualidade é vista com ceticismo entre os conservadores, pois levou Christie a conseguir bons acordos com os adversários democratas.

Na minha opinião existe apenas um ponto de divergência entre a agenda republicana e as posições de Christie: ele defende alguma restrição em relação a venda de armas. Acontece que este é um tema sensível para a base republicana. O futuro candidato deverá estar preparado para estas questões.

Diante de uma visão geral, dentro dos temas da agenda republicana, vemos que Christie é contrário ao aborto e ao casamento gay, é fiscalmente um conservador, se alinha aos falcões na política externa e defende restrições, ainda que brandas, no controle de vendas de armas. Dentro do arcabouço republicano, ele possui quase todas as características. Além disso, é popular, bom de campanha, carismático e rouba votos dos democratas. Talvez seja exatamente aquilo que os republicanos precisam.

Christie possui dois assessores que trabalharam na fracassada tentativa de Giuliani disputar a Presidência - e as coincidências param por aí. Quando trabalhei na campanha de 2008, conheci ambos, Mike DuHaime e Maria Comella.  Sei que ambos aprenderam muito com os erros de Rudy e também vale lembrar que foram os estrategistas responsáveis pelas duas vitórias históricas de Christie em New Jersey. É preciso levar seu candidato agora para o vôo nacional.

Acredito que os detratores de Christie acusam-no de não ser conservador o suficiente mais por medo de sua candidatura tornar-se inevitável do que realmente por não acreditar em suas credenciais. A conferir.

Nenhum comentário: