quinta-feira, novembro 07, 2013

Virgínia Democrata: A Vitória de McAuliffe

A Virgínia foi o campo de batalha entre republicanos e democratas por meses. A eleição para Governador mobilizou diversas frentes e mesmo com a possibilidade de atingir a vitória, os republicanos entregaram de bandeja o triunfo aos democratas. McAuliffe venceu por uma estreita margem, o que deixou ainda mais claro que Cuccinelli poderia ter vencido.

Os três grandes cargos políticos do Estado da Virgínia são: Governador, Vice-Governor e Advogado-Geral. Os três são eleitos em pleitos separados no mesmo dia. Existe uma tendência de escolha de nomes sempre na oposição ao governo federal. Quando Reagan e Bush estavam na Casa Branca, a Virgínia elegeu democratas. Com Clinton, um republicano. Nos tempos de W. Bush, um democrata e nos primeiros anos de Obama, os republicanos voltaram. Esperava-se a manutenção disto. Não foi o que vimos.

Os democratas ganharam a eleição para governador e também para vice. Podem ganhar também a vaga de Advogado-Geral, ainda indefinida. Seria uma vitória histórica durante uma administração democrata em Washington, além do que, os três níveis hoje são dominados pelo Partido Republicano.

Mas a eleição de McAuliffe era uma crônica anunciada. Ele levantou um maior número de recursos financeiros que Cuccinelli e também teve um apoio mais incisivo do próprio partido do que o candidato republicano. De qualquer forma, a margem que as pesquisas davam a favor de McAuliffe era muito maior, cerca de nove pontos. A diferença final ficou em pouco mais de dois pontos.

Cuccinelli não fez feio. Teve uma votação expressiva, mas o que a campanha de McAuliffe conseguiu fazer foi mobilizar a base e levar os democratas a votar. Isto fez toda diferença. 37% dos que votaram eram democratas e apenas 32% republicanos. Cuccinelli usou de forma eficaz a resistência na Virgínia ao Obamacare. Dentre os 53% da população contrários a lei, 81% votaram em Cuccinelli. Por isso ele transformou, nos últimos dias, a eleição em um referendo contra o Obamacare. Não foi suficiente frente a mobilização dos democratas.

Com McAuliffe, os Clinton sobem nas bolsas de apostas políticas. Sua vitória é muito mais creditada ao apoio do ex-Presidente e Hillary do que ao tímido apoio de Obama, que cruzou o Potomac somente nos últimos dias. McAuliffe tem a missão de entregar os votos democratas da Virgínia para Hillary nas primárias. E os republicanos mais uma vez foram derrotados pelos próprios erros e pela falta de mobilização. Os Clinton mais uma vez ensinam como se faz política de forma eficaz.

Nenhum comentário: