sexta-feira, novembro 01, 2013

Hillary vem aí

A equipe de Obama considerou a troca do vice, Joe Biden, por Hillary Clinton durante a campanha do ano passado. A revelação chegou a Washington nesta semana, juntamente com outros bastidores das eleições presidenciais de 2012. Os assessores de Obama acreditavam na mudança como uma força de dar um gás novo para a campanha no momento em que os números do Presidente caíam nas pesquisas. 

Certamente tal decisão ainda dependeria de Hillary. Não acredito que ela aceitasse. Seu principal objetivo ainda é chegar a Casa Branca, portanto, se juntar a um governo em segundo mandato, em vias de declínio, poderia mais prejudicar suas futuras pretensões do que realmente ajudá-la a chegar ao Salão Oval. Hillary hoje trabalha freneticamente para ser eleita em 2016. Sua pré-candidatura não é confirmada, mas os movimentos são evidentes. Hillary tentará mais uma vez. 

Neste semana, uma figuras mais emblemáticas do partido Democrata, o prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, declarou apoio a Hillary, caso sua decisão seja concorrer. Emanuel foi o primeiro Chefe de Gabinete de Obama e um dos mais influentes e combativos (um equilíbrio difícil) parlamentares democratas durante o período que esteve no Congresso.

Hillary mostra sua musculatura em um momento em que o governo Obama não encontra-se no melhor momento. Ela aproveita-se também desta situação, pois os comentários em diversos círculos democratas aqui da capital são no sentido de que ela poderia ter sido uma melhor opção do que Obama na condução do governo.

O fato é que ela possui uma máquina estruturada e pronta para entrar em campo. Angaria apoios relevantes e o mais importante: tem a habilidade de levantar fundos e doações mais do que qualquer outro candidato e já trabalha nisso. Em 2016 já existe uma certeza na campanha presidencial: Hillary vem aí.

Nenhum comentário: