sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Los Angeles Times apóia Obama e McCain em prévias

Uma das coisas mais interessantes da imprensa americana é sua clara tomada de posição. Não existe hipocrisia e os leitores são avisados de que a linha editorial segue em determinado sentido, ou seja, o veículo expressa claramente sua posição política.

Isto é corriqueiro em jornais como o NY Times, por exemplo, mas é raro de ocorrer com o Los Angeles Times. Mas vejam só: o jornal californiano expressou seu apoio a Barack Obama nas primárias democratas e para John McCain nas republicanas. É a primeira vez que o L.A. Times expressa seu apoio na campanha presidencial desde 1972.

O L.A. Times é o maior jornal da costa oeste dos Estados Unidos, com 2,2 milhões de leitores diários, chegando a 3,2 milhões nos domingos. Nesta terça a Califórnia, assim como mais de duas dezenas de Estados, realizam suas primárias e o apoio do diário de Los Angeles vem em ótima hora para McCain e Obama.

O jornal indicou o fundamento de sua decisão dizendo que McCain é genuinamente um conservador, (no aspecto norte-americano, vale ressaltar) com boas propostas para reformar o sistema de imigração e a política externa. Quanto a Obama, o periódico ressaltou que é "mais focado em levar nossa nação à uma mudança construtiva, oferecendo aos democratas a esperança de liderar a América para o futuro, e dá aos californianos a oportunidade de votar da maneira mais empolgante e consequente em uma geração".

Se Obama vencer, acredito que possivelmente o L.A. Times estará ao seu lado. Entretanto, a atitude do jornal, especialmente em período de prévias, merece aplausos. Acredito que assim é feito um jornalismo com seriedade e honestidade com os leitores.

Nenhum comentário: