sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Bloomberg fora da disputa

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou ontem que não concorrerá nas eleições presidenciais deste ano. Houve muita especulação sobre isso, há muitos meses. Ele, que durante toda vida foi Democrata, tornou-se Republicano para concorrer e vencer a corrida em NYC e atualmente fora dos dois partidos, concorreria como independente.

Certamente sua avaliação de que um candidato independente tem chances de chegar a Casa Branca está correta. Ele tentaria ocupar este espaço. Entretanto, outro candidato já ocupou este espectro, Barack Obama. Por certo, ambos partidos escolherão nomes alinhados a um esforço bipartidário no Congresso. McCain é o nome que mais representa este movimento entre os Republicanos e Obama, apesar de ter políticas que fogem ao centro, consegue alinhar-se, em discurso, facilmente com o eleitorado centrista. O país está cansado de agendas rígidas, especialmente depois de um governo Bush.

Michael Bloomberg entendeu o panorama, mas demorou para realizar este movimento político. Obama ocupou este espaço.

O Prefeito de Nova York disse que está aberto a apoiar um candidato compromissado com esta via independente bipartidária. Pode naturalmente ser Obama. Aliás, Bloomberg seria um ótimo candidato a Vice de Obama. Mas esta já é outra história.

Nenhum comentário: