quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Hillary Clinton leva a Califórnia

De todos os estados que Hillary desejava vencer, não havia outro mais importante do que a Califórnia. Obama venceu em muitos estados, mas Hillary obteve vitórias importantes, talvez mais significativas e representativas.

Hillary levou seu estado, Nova York. Além disso conseguir também manter Massachusetts, apesar do apoio da maioria dos Kennedy para Obama. As vitórias de Hillary Clinton ainda se espalharam por Arizona, New Jersey, Tennessee, Arkansas e Oklahoma. Perdeu uma disputa acirrada no Missouri e uma garantida em Connecticut. O Novo México ainda não está definido, porém, ela lidera as apurações.

A perda da Califórnia teria sido fatal para Hillary, mas com esta vitória ela pode inverter o jogo e ganhar momento político suficiente para fazer a diferença nas próximas primárias.

Por fim, Obama ganhou um maior número de estados, mas Hillary recuperou o número de delegados. Será uma disputa muito acirrada até a decisão final, ao contrário dos republicanos, que praticamente decidiram a diputa interna nesta noite.

Mas como já disse uma vez, toda vez que a disputa fica parelha, Hillary consegue vencer. Foi assim em New Hampshire, Nevada e agora Califórnia. Os Clinton conhecem melhor a máquina partidária e eleitoral e ao final isto pode fazer a diferença. E tem feito.

Nenhum comentário: