segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Super Tuesday em pauta

Enquanto os republicanos mais conservadores alegam que John McCain não é conservador suficiente para ser o candidato do partido e Mitt Romney cruza o país um dia antes da Super Tuesday, do outro lado, Barack Obama segue em ascenção.

Segundo a CNN/Opinion Research Corp. Poll a diferença geral entre Obama e Hillary se inverteu. Se a Senadora de Nova York possuía 44% em novembro e Obama alcançava apenas 25%, pode-se dizer que hoje esta tendência está invertida. Hoje, o senador por Illinois tem 49% contra 46% de Hillary. Dentro da margem de erro, Hillary ainda pode surpreender, mas na realidade quem está surpreendendo é Obama.

Ontem em Los Angeles, Obama recebeu o apoio entusiamado da Primeira-Dama da Califórinia, Maria Shriver, filha de Eunice Kennedy e esposa de Arnold Schwarzenegger. Ela apareceu ao lado de Caroline Kennedy, Oprah Winfrey e Michelle Obama. Uma vitória na Califórnia nesta terça, que ainda é difícil, mas não impossível, pode ser importantíssima para Obama. Sua candidatura não pára de receber apoios de artistas, como Steve Wonder e Robert de Niro. Somados as outras dezenas de outros que já recebeu, espera embalar definitivamente na Califórnia.

Hillary, do outro lado, não pára de viajar freneticamente pelo país, divindo esforços com Bill Clinton. Ela em Massachussetts. Ele no Novo México. Ela em Nova York. Ele na Califórnia. Ela também apresentou apoio de um Kennedy, Robert Kennedy Jr.

Os canais de TV seguem quase em tempo integral com análises e novos números de diferentes Estados. A América respira política nesta terça-feira.

Os republicanos devem confirmar McCain, com o apoio do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Se ele não conseguir a indicação amanhã, pelo menos ficará a poucos metros. A dúvida está no Partido Democrata. Nada será decidido amanhã, mas poderá indicar o início do fim para Hillary ou Obama. Ela já está sem voz, enquanto ele segue em ascenção.

Nenhum comentário: