quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Teamsters apóiam Obama

Barack Obama pode ter recebido um apoio um decisivo. James Hoffa anunciou o endosso oficial do poderoso sindicato dos Teamsters ao senador por Illinois.

Os democratas, que sempre foram apoiados pelos sindicatos, são beneficados pela capacidade de mobilização e levantamento de fundos destas entidades. Somente os Teamsters doaram aos democratas mais de U$ 2,2 milhões em 2004 e cerca de US$ 24 milhões desde 1989.

O apoio recebido por Obama pode ser decisivo por mobilizar a máquina dos Teamsters a seu favor especialmente em dois estados: Ohio e Pennsylvania, lugares onde Hillary esperava vencer com autoridade para continuar na disputa. Atingindo a campanha da senadora em duas de suas fortes bases, Obama pode ter dado um passo decisivo em direção da vitória interna em seu partido.

Em apenas uma semana Obama recebeu o apoio de quatro sindicatos. Hillary ainda está na frente, com o apoio de 12, na sua maioria da American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations (AFL-CIO). Apesar de apenas dois sindicatos da AFL-CIO apoiarem Obama, o endosso do poderoso Teamsters, com seus 1,4 milhão de membros (e suas famílias, como Hoffa gosta de lembrar), pode ter quebrado a estratégia da senadora de forma significativa.

Nenhum comentário: