sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Hillary se complica

O debate da CNN no Texas foi interessante. Hillary certamente mostra muito mais preparação que Barack Obama. Mas falta para a Senadora um elemento fundamental que sobra em seu adversário: carisma. Em Obama sobra emoção, enquanto Hillary peca pela razão excessiva.

No momento pró-Obama, ele segue embalado em carisma e emoção. Erram aqueles que acham que podem desconstruir Obama pela razão e argumentos técnicos. Alguns analistas insistem nisso. Já divergi de vários, em diversas reuniões. Repito: é a estratégia errada e a campanha de Hillary está pagando um preço alto por não reconhecer isso. O Partido Republicano deve ficar atento se Obama for o candidato.

Vamos as evidências. Obama encostra em Hillary no Texas. Enquanto Hillary mantem-se nos 48%, Obama avança diariamente, chegando nesta sexta-feira aos 46%. Vale lembrar que o Texas possui um componente latino de peso e mesmo assim Obama cresce. Este voto ainda repousa na candidatura de Hillary, o que evidencia que em outros grupos Obama segue avançando.

Em Ohio, Hillary segue na frente, mas Obama, como sempre, vem descontando. Subiu de 36% para 42%. A distância entre os dois é de nove pontos.

Na Pennsylvania, devemos lembrar do peso que os Teamsters podem trazer para Obama.

Em resumo, Hillary está em apuros. Nas primárias democratas, existe proporcionalidade de delegados, portanto a vitória não expressa tanto o resultado, quanto a diferença entre os candidatos. Obama tem vencido com folga, portanto Hillary precisa vencer Texas, Ohio e Pennsylvania por grande margem.

Tudo indica que isto não irá ocorrer.

Nenhum comentário: