quinta-feira, março 04, 2010

A volta de Sarney ao Planalto

As chances de José Sarney voltar a ocupar o terceiro andar do Palácio do Planalto, mesmo que interinamente, são muito reais.

Tudo indica que Lula quer evitar problemas com a Justiça Eleitoral. O Presidente também sabe da importância de sua figura para catapultar os números de Dilma Rousseff. Com Lula e sua popularidade ao seu lado, Dilma teria maiores chances de penetração e de fechar alianças.

Assim, o Presidente licenciaria-se do cargo para poder participar com força total da campanha presidencial. Como o vice José Alencar e Michel Temer estarão impedidos de assumir, uma vez que serão candidatos, a Presidência ficará nas mãos de José Sarney.

Caso Sarney desista da empreitada, o presidente do STF assume a vaga, mas isto será difícil de ver. Se a conjunção favorável se estabelecer, Sarney deve passar a despachar no Planalto, novamente.

O fato político de reconduzir Sarney, mesmo que indiretamente ao Planalto, causará reflexos negativos para a campanha de Dilma? Lula deve avaliar com muito cuidado.

Nenhum comentário: