quinta-feira, março 18, 2010

Oposição reage

Quem pensava que não restava forças a oposição, especialmente depois da divulgação da pesquisa Ibope com índices recordes de aprovação de Lula, surpreendeu-se com os movimentos no Senado.

Descontentes com os rumos da política externa brasileira, o senador tucano Eduardo Azeredo, de Minas Gerais, resolveu suspender a indicação de novos embaixadores até que Celso Amorim venha até o Senado explicar a política exterior do governo Lula.

O Brasil tem sofrido várias críticas no exterior, especialmente depois de Lula ignorar os pedidos de interferência dos presos em greve de fome em Havana e, em ato contínuo, comparar os presos políticos da ditadura cubana a presos condenados por crimes comuns em São Paulo. Realmente não pegou bem, até jornais europeus identificados com a esquerda foram contundentes em reprovar as atitudes de Lula. Os deslizes diplomáticos em Israel só contribuíram para o tom se elevar.

Se Lula almeja uma carreira internacional, como é especulado nos bastidores, depois que deixar o Planalto, é preciso moderar seu discurso e assumir um tom condizente com um representante diplomático.

O fato é que a oposição reagiu na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Até o Presidente Collor, membro da base governista, defendeu a devolução das indicações ao Itamaraty, mas por defeito formal, uma vez que faltava a assinatura do Ministro Celso Amorim nas indicações.

Nenhum comentário: