sexta-feira, março 05, 2010

A Negativa de Lula

Depois de circular pelos bastidores, inclusive das campanhas, a tese de que Lula estaria disposto a licenciar-se do cargo para ajudar Dilma, veio a negativa do Presidente.

Aécio deu sua opinião, disse que se Dilma tiver densidade, não precisará de licença de Lula para vencer.

Marina Silva, que conhece o PT por dentro, disse que a possibilidade de licença demonstra a insegurança do partido com o processo político, já que a eleição é o momento da afirmação de uma liderança. A ponderação de Marina tem fundamento, afinal de contas, se alguém precisa que um terceiro construa sua liderança, este alguém não pode ser considerado um líder.

Considerações à parte, o próprio Lula foi enfático em sua declaração: "Seria uma coisa descabida um presidente pedir licença do cargo mais importante do Brasil para fazer campanha. Segundo, que fosse possível um presidente da República se afastar sendo que pode não ter o vice-presidente para exercitar (sic) o mandato. Não teria cabimento, não teria lógica, seria uma irresponsabilidade com o mandato que foi me dado pelo povo brasileiro".

Estaria Lula disposto a perder a eleição sabendo que sua presença poderia fazer toda a diferença? Em política, os fatos podem ser lidos de várias maneiras, portanto, uma delas, depois desta declaração, seria que agora já é possível considerar a possibilidade da licença de Lula para cruzar o País ao lado de Dilma em campanha.

Mas como já disse aqui, deve avaliar o impacto político de alçar Sarney de volta ao Planalto.

Nenhum comentário: