terça-feira, março 16, 2010

A Estratégia de Cameron

O Partido Conservador britânico tem se preparado muito para as próximas eleições e o resultado das pesquisas tem deixado bem clara esta percepção. O Guardian trouxe os números mais recentes no final de semana onde os Tories aparecem com uma liderança de 9 pontos, chegando a 40%, enquanto o Labour crava 31%.

Mas a liderança consolidada dos Conservadores vem sendo construída há algum tempo, com mais precisão desde 2005, quando David Cameron assumiu a liderança do partido. Uma renovação foi colocada em curso, bem como uma estratégia de médio prazo que fortaleceria o partido para vencer as eleições.

O resultado está aí, mas o trabalho político realizado até agora tem sido incansável e por isso a provável vitória de Cameron pode ser significativa, traduzida em uma maioria confortável no Parlamento.

Cameron mirou em locais, que apesar de terem seguido Tony Blair nos últimos pleitos, sempre carregou uma tradição de voto nos Conservadores. Estratégia acertada, mostram as pesquisas. Ele também dirigiu o foco para regiões em que os Tories perderam por uma pequena margem na última eleição e segundo as pesquisas, ali também os Conservadores devem inverter a tendência ao Labour.

Por fim, os votos dos Liberal Democrats, que devem privilegiar o voto útil nos Tories em locais onde a divisão Conseravadores/Liberais acaba por eleger Trabalhistas.

A soma de todos esses movimentos pode, estrategicamente, ampliar a vitória dos Tories em nível nacional e consolidar uma importante maioria parlamentar para governar.

Nenhum comentário: