quinta-feira, março 11, 2010

PMDB mantém Ministérios

O PMDB não vacilou. Ao menor ruído de que poderia perder influência no destino orçamentário da Esplanada dos Ministérios, rapidamente se reuniu com Lula. O Presidente, provavelmente movido pelos bons argumentos peemedebistas, decidiu: o partido, principal parceiro e fiador do governo Lula no Congresso, permanecerá com o controle dos ministérios que comanda após abril, quando os titulares deixam as pastas para a disputa das eleições.

Esta é uma sinalização importante, uma vez que o PMDB comanda ministérios estratégicos, dotados de orçamentos invejáveis na Esplanada, especialmente em período eleitoral.

Os fiadores do acordo foram José Sarney, Michel Temer e Romero Jucá, juntamente com Lula, durante um almoço na data de hoje. Caberá aos caciques do partido a indicação dos nomes que passarão ao comando de seus ministérios em abril. Lula terá poder veto, mas dificilmente irá exercê-lo, uma vez que enxerga no PMDB um aliado estratégico nas eleições presidenciais.

Resta saber quem serão os escolhidos para comandar os seguintes ministérios a partir de abril: Minas e Energia, Comunicações, Agricultura, Saúde e Integração Nacional. O PMDB já coloca na conta também o Banco Central. Se normalmente são pastas importantes, em ano de eleições, o controle da máquina destes ministérios se torna fundamental. O PMDB não brinca em serviço.

Nenhum comentário: