Foi um debate de dinâmica rápida, objetivo e um elevado nível político. Cameron saiu vitorioso. É isso que os primeiros números apontam. Clegg saiu-se muito bem e Gordon Brown, ainda abatido pelo fiasco político de ontem, perdeu o ritmo de campanha. As primeiras sondagens do Angus Reid mostram que 37% do Reino Unido diz que Cameron saiu-se vitorioso hoje. Clegg alcançou 29% e Brown ficou nos parcos 23%. O YouGov aponta 41% para Cameron, 32% para Clegg e 25% para Brown.
A The Economist decidiu dar seu apoio para David Cameron, que pouco a pouco constrói sua vitória. A respeitada publicação britânica divulgou artigo em que justifica seu posicionamento pró-Tories nesta eleição, enquanto analisa as propostas de cada partido. Vale conferir aqui.
Por certo a repercussão do debate por vezes é mais importante que o próprio. Por isso as equipes dos três partidos estão, neste momento, trabalhando freneticamente pelos corredores justificando sua vitória na mídia. Os números de ontem davam Cameron na frente com 34%, Clegg com 28% e Brown com 27%.
A campanha ainda não acabou. Na reta final, entretanto, tudo indica que o momentum se moveu na direção de David Cameron e os Conservadores.
Um comentário:
Parabens pelo blog. Gostei da diversidade de artigos: tanto sobre a política exterior como a nacional.
Se desejar acessar meu blog, deixo aqui o link.
http://politicaesociedadenabiblia.blogspot.com
Abraço.
Postar um comentário