terça-feira, agosto 28, 2018

Amoedo Digital

Pesquisa divulgada recentemente mostrou um crescimento exponencial dos números de João Amoedo, do NOVO, que na sondagem espontânea aparece na frente de candidatos mais conhecidos, com mais densidade nacional e mais estrutura partidária. Resta saber o que isto quer dizer.

Se isto é uma tendência real, dependerá de novas sondagens de outros institutos, que precisam confirmar estes números. Pesquisas são fotografias de um momento e as metodologias utilizadas podem influenciar muito nos resultados. Amostragens apuradas precisam ser muito bem elaboradas, tanto na abrangência, quanto no método. Ao mesmo tempo é preciso comparar com outras para testar a possibilidade de evolução de um quadro, de movimento de tendência de votos.

A se confirmar o crescimento de João Amoedo, ficará constatado o poder das redes sociais nas eleições deste ano. Apesar do candidato ter estado presente em alguns programas de televisão, o vetor preferencial do NOVO é a ação digital e este movimento nas pesquisas pode levar a uma grande mudança de estratégia na corrida presidencial.

Alckmin acaba de mudar o comando digital de sua campanha. Apesar de apostar maciçamente em rádio e televisão, o crescimento de Amoedo pode levar Alckmin e outros candidatos a investir mais em novos canais e em especial nas redes sociais.

O fenômeno Bolsonaro explica o poder deste tipo de mobilização. O crescimento de Amoedo certamente também passa pelo uso correto destas plataformas de forma inteligente e estratégica. O principal recado do crescimento do candidato do NOVO reside em uma premissa básica: aqueles que subestimarem o poder digital ficarão pelo caminho.

Nenhum comentário: