Pesquisa divulgada recentemente mostrou um crescimento exponencial dos números de João Amoedo, do NOVO, que na sondagem espontânea aparece na frente de candidatos mais conhecidos, com mais densidade nacional e mais estrutura partidária. Resta saber o que isto quer dizer.
Se isto é uma tendência real, dependerá de novas sondagens de outros institutos, que precisam confirmar estes números. Pesquisas são fotografias de um momento e as metodologias utilizadas podem influenciar muito nos resultados. Amostragens apuradas precisam ser muito bem elaboradas, tanto na abrangência, quanto no método. Ao mesmo tempo é preciso comparar com outras para testar a possibilidade de evolução de um quadro, de movimento de tendência de votos.
A se confirmar o crescimento de João Amoedo, ficará constatado o poder das redes sociais nas eleições deste ano. Apesar do candidato ter estado presente em alguns programas de televisão, o vetor preferencial do NOVO é a ação digital e este movimento nas pesquisas pode levar a uma grande mudança de estratégia na corrida presidencial.
Alckmin acaba de mudar o comando digital de sua campanha. Apesar de apostar maciçamente em rádio e televisão, o crescimento de Amoedo pode levar Alckmin e outros candidatos a investir mais em novos canais e em especial nas redes sociais.
O fenômeno Bolsonaro explica o poder deste tipo de mobilização. O crescimento de Amoedo certamente também passa pelo uso correto destas plataformas de forma inteligente e estratégica. O principal recado do crescimento do candidato do NOVO reside em uma premissa básica: aqueles que subestimarem o poder digital ficarão pelo caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário