quinta-feira, agosto 30, 2018

Os Pecados do JN

Ao receber os candidatos presidenciais, a bancada do Jornal Nacional transformou-se nesta semana também na principal fonte de debate político do país. Ao tentar "lacrar" ou encurralar os candidatos, os apresentadores também mostraram suas falhas e despreparo para o tamanho da responsabilidade. Saíram menores do que entraram no estúdio.

O tom acintoso e agressivo não condiz com o bom jornalismo, que em ocasiões como esta tem obrigação de ser responsável e preparado. Ao mostrar-se fora do tom, os apresentadores capricharam nas tintas para tentar mostrar profissionalismo, mas se esqueceram que adjetivos não substituem conteúdo.

Renata Vasconcellos levou o troco que recebeu de Bolsonaro para o lado pessoal, um pecado irreparável no jornalismo. Com Geraldo Alckmin mostrou falta de preparo, alegando que o ex-Presidente Collor está na coligação do tucano. Foi corrigida de modo elegante por Alckmin, mas não perdeu a oportunidade de voltar ao assunto para tentar se justificar de maneira torta. Perdeu uma grande oportunidade de fazer bom jornalismo. Bonner fez coro, evidenciando o corporativismo que repreendem em seus editorais.

Até o momento, o Jornal Nacional não fez aquilo que se propôs: entrevistar os candidatos sobre suas propostas para o Brasil. Se resignou a provocar Ciro Gomes, confrontar Bolsonaro com as questões de sempre e encurralar Alckmin fornecendo informações imprecisas. As entrevistas terminaram sem os telespectadores descobrirem as propostas de Ciro para a saúde, a posição de Bolsonaro sobre as privatizações ou o que Alckmin pretende fazer na educação.

Mesmo sendo um local onde seria impossível buscar profundidade, o editor-chefe e apresentador William Bonner e a editora-executiva e apresentadora, Renata Vasconcellos, poderiam ter contribuído mais com o debate e buscado menos confronto. Entrevistadores que se sobrepõe a cada pergunta e falam mais que os entrevistados estão longe de que é necessário especialmente em tempos eleitorais.

O Jornal Nacional está perdendo uma grande oportunidade de contribuir para melhorar a qualidade do debate do político. Perde o telespectador, perde o país.

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente, professor Márcio! Sabemos que os candidatos deixam a desejar, mas o Bonner e a Renata estão fora da proposta, do contexto e de controle!

Unknown disse...

Quando a ideologia supera o profissionalismo o resultado e desastroso

Unknown disse...

Análise perfeita!
Comentei algo muito parecido no meu perfil do face.

Albertina disse...

Concordo com tudo que foi escrito, é exatamente a minha quando assisti aos"debates" digo interrogatório desses dois jornalistas. Foi decepcionante.