quinta-feira, agosto 09, 2018

Primeiro Debate

Logo mais estaremos diante do primeiro debate entre os presenciáveis na televisão aberta. A expectativa é grande, uma vez que pequenos candidatos ganharão mais exposição, aqueles no pelotão intermediário tentarão ganhar tração e os líderes tentarão manter sua posição.

Tudo indica que Lula não participará, tampouco seu avatar Fernando Haddad. Perde o PT, uma vez que o ex-Prefeito de São Paulo poderia começar a ficar mais conhecido como o nome de Lula na corrida presidencial, mesmo representando, por hora, o papel de vice. Quanto mais Haddad colar sua imagem na de Lula, maiores serão as chances de herdar parte dos seus votos.

Será interessante também observar a postura de Álvaro Dias. Alckmin pensa que seu maior adversário é Bolsonaro. Engana-se, pois seu mais importante competidor é o Senador pelo Paraná, que também ocupa a posição de centro, mas é detentor do discurso ético que falta a Geraldo Alckmin. Para subir nas pesquisas, Álvaro deve centrar fogo nas fraquezas do peesedebista, explorando a principal diferença entre ambos: as companhias pouco recomendáveis do tucano e a aliança silenciosa do PSDB com Michel Temer.

Bolsonaro, por ocupar a liderança, será certamente alvo de ataques, entretanto, os adversários precisam observar se neste ponto é melhor brigar entre si com vistas a chegar ao segundo ou bater no candidato do PSL, que possui uma enorme certeza de voto consolidada entre seus eleitores. Atingir Bolsonaro hoje pode ser pouco efetivo e o precioso tempo do debate pode ser usado de forma mais estratégica. Política não se faz com o fígado, mas com a cabeça.

Este será o primeiro passo de uma campanha imprevisível e que já começa quente. Enxergar como se portarão os candidatos já apontará a estratégia que cada um desenhou para sua campanha. O jogo começou.

Nenhum comentário: