sexta-feira, agosto 24, 2018

Haddad e o Mercado

Enquanto algumas campanhas ainda patinam na largada, o PT, que possui uma estratégia muito bem montada, vem se movimentando de forma inteligente nas últimas semanas. A ideia é manter o nome de Lula na chapa o máximo de tempo possível, embaralhando o cenário, com sua presença nas pesquisas e no debate político.

Em paralelo, Haddad começa a se credenciar como o nome do partido na disputa. Começou um giro pelo Nordeste, apresentou o primeiro filme de campanha e nos bastidores tem circulado pelo mercado financeiro. O mundo econômico está alertado sobre a possibilidade real de Haddad chegar ao Planalto e diante disso tem conversado com o ex-Prefeito de São Paulo. Agrada o fato do vice de Lula ser do quadro de professores do Insper e durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo ter obtido selo de grau de investimento da Fitch.

Se Haddad possui a simpatia de Fernando Henrique e trânsito em setores do tucanato, o mesmo pode-se dizer agora do mercado financeiro. Ele já esteve com J.P. Morgan, BTG Pactual, Morgan Stanley, XP Investimentos e Febraban. Em breve estará com Genial Investimentos, BGC/HSBC, Banco Plural, Concordia, Guide Investimentos, MBC/Gerdau. Todos querem entender como Haddad enxerga a economia.

A resposta é música para os ouvidos do mercado. Ponderado e sem os arroubos desenvolvimentistas de Dilma, o petista fala em rigor fiscal com compromisso social, combinado ao pragmatismo na economia. Lembra os rumos sob a gestão de Palocci nos primeiros anos de Lula no Planalto. Quando perguntado sobre quem escolheria para a Fazenda, mais uma vez exibe prudência. Fala que seria um quadro conhecido do mercado, com credenciais fortes, afinado ao projeto petista e dono de uma biografia que remeta ao pragmatismo.

Enquanto Haddad faz seu dever de casa, o mesmo não pode se dizer em relação a outros setores do petismo. Gilberto Carvalho disse que se Haddad ganhar, quem vai governar é Lula, pois em algum momento Lula será solto e seguirá para o Planalto para co-governar com seu atual vice. É bom que o mercado também esteja atento a todos estes movimentos.

Nenhum comentário: