quarta-feira, agosto 01, 2018

Nova Pesquisa

A nova pesquisa divulgada hoje pelo Poder 360 nos mostra uma evolução do cenário da corrida presidencial. Precisamos sempre olhar o conjunto das pesquisas, enxergando o movimento em cada sondagem. Isto pode mostrar a tendência do eleitor e a consolidação das candidaturas, com viés de alta ou de baixa.

Os dados coletados no final de julho mostram mais uma vez a estabilidade de Bolsonaro em torno dos 20%. Lembro que este número pode ser um pouco maior, uma vez que muitos eleitores do deputado não declaram explicitamente o voto nele. No segundo pelotão, Ciro segue isolado no segundo lugar e Alckmin chega em terceiro com leve oscilação para cima. Nos últimos meses subiu de 7% para 9%, portanto ainda sem chegar a dois dígitos e dentro da margem de erro.

Alckmin, depois de toda a exposição na mídia e o anúncio do acordão com o centrão poderia ter crescido mais. Isto é um fator que deve ser levado em consideração em sua campanha, pois certamente, apesar do enorme tempo de propaganda, terá que se proteger dos ataques do PT, que tende a disputar uma vaga com o tucano no segundo turno.

Haddad, Marina e Álvaro estão no pelotão dos 5%. Marina decepciona pela baixa performance e o que impressiona é o voto em Haddad, sem anúncio de candidatura ou campanha, chegar aos 5%. Se for ungido candidato por Lula, o ex-Prefeito de São Paulo deve desidratar a candidatura de Ciro e escalar de saída a faixa dos 15%. A disputa com Alckmin pela segunda vaga se dará a partir deste momento.

A altíssima rejeição de todos os candidatos mostra o grau de distanciamento do eleitor da política. Esta será uma eleição marcada pela abstenção com enorme potencial de votos brancos e nulos e o segundo turno será um embate entre rejeições.

Nenhum comentário: