sexta-feira, setembro 21, 2018

Bolsonaro e Trump

Por mais que a notícia seja indigesta para uma parcela do eleitorado, o fato é que o mundo tem dado uma guinada para a direita política. Tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, assim como outros continentes de tradição democrática, existe uma tendência que se observa nas opções adotadas pelos eleitores.

Portanto, nada mais natural que este movimento chegue ao Brasil. Esta oscilação política é perfeitamente natural e esperada em democracias que vivenciaram um longo período de outra escola de pensamento no poder. No Brasil, a esquerda intelectual social-democrata e sindical, dividas em PSDB e PT, governaram o país desde 1994, ou seja, durante 24 anos. Nada mais esperado que a fadiga de material chegasse e impulsionasse uma mudança de fundo.

No espectro da estratégia política, a reação dos opositores deste movimento não tem sido a mais inteligente. O exemplo da eleição de Donald Trump pode ser usado sem reservas. Ali, seus opositores atacaram o mensageiro, sem entender que a mensagem que carregava era o que motivava o eleitorado. Trump apenas soube dar voz ao desejo de mudança e ruptura embarcado em uma guinada conservada. O movimento, entretanto, já estava consolidado na sociedade.

Nesta eleição no Brasil ocorre o mesmo fenômeno. Bolsonaro sofre ataques pessoais como mensageiro. Seus opositores não entendem que ele apenas transmite uma ideia que está presente na maioria dos eleitores. Outro candidato poderia ter capturado este eleitor, mas quem soube dar voz a mensagem foi o capitão que lidera as pesquisas.

Quando os adversários de Bolsonaro insistem em atacar por meio de temas polêmicos, acabam apenas fornecendo mais combustível para sua campanha, que cresce e se fortalece. Levam o debate para seu terreno, onde existe reverberação e aceitação de seu discurso. No ânsia de enfraquecer sua imagem, acabam por fortalecê-la.

Os estilos de Trump e Bolsonaro estão presentes em suas campanhas, mas vão além disso, expressam o sentimento de rejeição da população com a política tradicional, o politicamente correto e suas estruturas de poder. A mensagem é poderosa.

Nenhum comentário: