terça-feira, julho 27, 2010

"Carta-Compromisso"

Depois de toda confusão gerada pela divulgação de um programa de governo um tanto quanto radical, parece que o PT busca contornar a situação com uma estratégia de consenso entre os aliados. A idéia é divulgar os pontos de um novo programa no estilo de uma "Carta-Compromisso" contendo as diretrizes básicas do que seria um governo Dilma.

Existe também a idéia do lançamento de propostas setoriais, separadas por vértices de importância estratégica, como saúde, segurança, educação e infra-estrutura. Entretanto, todo o material deve estar pronto e divulgado até 17 de agosto, quando entram no ar os programas eleitorais no rádio e TV. Mas é melhor a coligação se apressar, já que o primeiro debate será antes disso.

Por falar em debate, Dilma está em fase de aprendizado intensivo com os ministros de Lula. Todos aqueles responsáveis por áreas importantes e estratégicas do governo tem suprido a candidata de informações e números sobre a administração pública. O treinamento tem sido intenso. É preciso que, abastecida de números, Dilma abandone o tom professoral e soberbo que a caracteriza, pois caso não seja domado, poderá influenciar de forma negativa sua imagem.

Bem que a preparação de Dilma para os debates poderia ser acompanhada de um Plano de Governo consistente, pois na falta dele, esta é uma fraqueza que pode ser muito explorada por José Serra.

Nenhum comentário: