segunda-feira, julho 19, 2010

A Força do Estado nas Eleições

O Globo publicou matéria neste final de semana que mostra a dimensão do peso do Estado brasileiro na conta final da eleição. Pelas contas feitas pelo jornal, 48,8 milhões de brasileiros dependem diretamente do dinheiro advindo da arrecadação de impostos. Considera-se nesta conta os beneficiados pelo seguro-desemprego, bolsa-família, funcionários públicos e aposentados.

Por certo este número é maior, especialmente se considerarmos que existem famílias dependentes destes recursos. Portanto, de saída este número pode dobrar, batendo na casa dos 100 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do Estado para viver. Isto constitui-se em um fato eleitoral com impacto que não pode ser desprezado.

Mas a conta pode ir além, se considerarmos estruturas que passam pelo Estado para sobreviver e de suas benesses para se manter. Exemplos claros são as ONGs e movimentos sociais que dependem de verbas públicas, sem contar os sindicatos. Logo vemos que poder de fogo, bem como a estrutura eleitoral de longo prazo que o governo montou, é decisivo quando se fala em vencer eleições.

De acordo com os fatos pode-se considerar inviável qualquer candidato que afete os interesses daqueles que recebem sua renda dos cofres públicos. Vimos isto na última eleição, quando Alckmin foi acusado de "privatista", o que logo o levou a sair na defesa do papel estratégico do Estado, suas empresas e benesses.

Isto explica porque os candidatos alinhados com Lula tem mais votos onde mais se depende do governo para viver, nas regiões Norte e Nordeste. Também explica porque o mesmo grupo sofre para vencer eleições em locais como o Sul e São Paulo, onde se depende menos do governo e existe maior presença da iniciativa privada.

A estrutura criada pelo grupo que atualmente comanda máquina pública conseguiu articular-se em todas as frentes. Para o grande empresariado e a imprensa, acena com subsídios, obras e polpudas verbas publicitárias. Na classe média, proliferam-se aqueles que procuram os concursos públicos e para as faixas de baixa-renda, acena-se com programas como o Bolsa-Família. Isto sem falar na estrutura sindical e das ONGs.

Vencer a estrutura das benesses do Estado torna-se cada mais difícil no Brasil. Vota-se naqueles que defendem a manutenção do sistema. Um modelo de que alimenta-se de si mesmo em um perigoso ciclo vicioso que afeta diretamente a existência da democracia, uma vez que domestica os eleitores, em todos os níveis.

Nenhum comentário: