segunda-feira, julho 05, 2010

Direita Liberal vence na Polônia

Em 2007, quando trabalhava em Viena, fui até Varsóvia assim que Donald Tusk venceu as eleições com o Plataforma Cívica. Pretendia ver o impacto das mudanças que seriam implementadas e monitorar a escolha do gabinete, de fundamental importância para entender a guinada pela qual a Polônia estava passando. Fiz os registros neste Blog.

Percebi uma direção liberal clara, ou seja, o governo continuaria nas mãos da Direita, assim como era com o Lei e Justiça, mas a chegada do Plataforma Cívica trazia, além de uma nova geração, a concretização de uma maior aproximação com a Europa e a implementação de reformas liberalizantes na economia.

O recente falecimento de Lech Kaczynski, deixando vago o cargo de Presidente, abriu a possibilidade de renovação de poder também na Chefia de Estado. Era a chance do Plataforma Cívica concluir o ciclo que começou com a vitória de 2007. Apesar do cargo de Presidente não ser fundamental para o exercício do poder na Polônia, sua conquista traria tranquilidade para o partido concluir as reformas sem qualquer forma de veto da Chefia de Estado.

Assim, a vitória de Bronislaw Komorowski, do Plataforma Cívica, sobre Jaroslaw Kaczynski, do Lei e Justiça, nas eleições presidenciais deste domingo tem um significado muito importante na política polonesa. Foi uma mensagem de confiança da população no governo liderado por Donald Tusk e uma consolidação do rumo reformista adotado pelo seu gabinete.

Do outro lado, os 47% alcançados por Jaroslaw Kaczynski mostram que a Direita Conservadora ainda tem capital eleitoral para mobilizar-se visando as eleições legislativas de 2011. O Lei e Justiça disputará essas eleições para vencer, mas Tusk, além do Presidente, tem a seu favor uma economia que não sofreu abalos durante a crise e deve entrar com louvor na zona do Euro antes do pleito. Caberá ao Plataforma Cívica manter a vantagem que Bronislaw Komorowski atingiu nesta disputada eleição.

2 comentários:

Sophia Mesquita disse...

Olá, profs!

Adorei o blog! Já estou seguindo!

Glamour à Mesa disse...

Mais uma vez: clap, clap, clap para a Palônia!
Uma salva de palmas!!! O futuro deste povo é muito feliz e próspero, sem dúvidas!