quinta-feira, julho 08, 2010

Desafio para Kan

Naoto Kan apenas começou seu governo no Japão, mas já enfrenta o primeiro teste. Pela primeira vez como líder do Partido Democrático, enfrentará as urnas. A disputa será para a Câmara Alta do Parlamento e será fundamental para testar a força de Kan.

O partido do recém empossado Primeiro-Ministro perdeu a confortável distância que mantinha do rival Partido Liberal Democrático. Dos 10,5% de vantagem, o partido de Kan despencou nas vésperas do pleito para uma diferença de apenas 6,4%. Mais importante do que os números propriamente ditos, é a tendência de queda para o partido do governo. Já fala-se que o Partido Democrático desistiu de chegar as 60 cadeiras, contentando-se com possíveis 50, exatamente na margem para formar maioria.

O teste nas eleições para o Senado é também um teste para o jovem gabinete de Kan. Depois de chegar ao governo pela renúncia de Yukio Hatoyama, Naoto Kan tem muito a provar frente a seu partido. Busca implementar reformas e também levar seu partido a terminar a legislatura ainda na liderança do país. Ele precisa provar que lidera um governo forte, como comentei neste espaço anteriormente.

Desde que Junichiro Koizumi deixou o poder, a lista de breves Primeiro-Ministros no Japão não deixa de aumentar. Shinzo Abe, Yasuo Fukuda, Taro Aso e Yukio Hatoyama. Kan enfrentará a primeira batalha para não seguir o mesmo destino de seus antecessores.

Nenhum comentário: