segunda-feira, julho 26, 2010

Repercussão no New York Times

A imprensa internacional repercutiu os esforços de Lula em fazer o sucessor. O New York Times publicou matéria que mostra a constante presença do Presidente em comícios e eventos em prol de Dilma e lembra que ele já foi multado em razão disso.

O jornal foi além e mostrou como o governo federal usou a máquina administrativa para fazer a candidata viável, por meio da entrega da coordenação das ações do multibilionário PAC, dando a visibilidade necessária para que ela se torne conhecida e para que Lula possa lhe transferir votos.

Sendo mais direta, a matéria continuou dizendo que o Presidente, além de desrespeitar as leis, creditou a Dilma programas e obras públicas realizados durante seu governo.

As críticas foram contundentes e fornecem uma idéia de como a eleição presidencial brasileira é vista internacionalmente. É uma lástima que o nossos lideres não brindem o país com um processo eleitoral que respeite as leis e as instituições, evidenciando a grandeza do Brasil.

Na matéria, que ainda lembra o fato de Lula ter passado dos limites, diz que a popularidade pode não ser suficiente para fazer o candidato do governo vencer, como ocorreu no Chile. Entretanto, no país andino, as instituições e a liberdade econômica fornecem uma menor dependência do governo que faz toda a diferença. Especialmente em matéria eleitoral.

Nenhum comentário: