segunda-feira, junho 10, 2013

Inimigo do Estado

Apareceu o homem que vazou para o Guardian e o Washington Post a informação de que Obama bisbilhotava a vida dos americanos. Ele se chama Edward Snowden, tem 29 anos, e trabalhava para uma empresa privada, Booz Allen Hamilton, que realiza trabalhos para a NSA, orgão do governo americano.

Snowden, tudo indica, saiu dos Estados Unidos para vazar estas informações e realizou a entrevista em Hong Kong, onde estaria agora. Ele acaba de se tornar o inimigo número 1 da máquina do governo onde prestava serviços. Ainda não foi acusado formalmente de nada, mas o Departamento de Justiça, sim aquele mesmo órgão que andou vigiando a Associated Press, abriu investigação sobre ele.

Edward Snowden se transformou no inimigo do Estado. Além da administração Obama, que já busca fechar o cerco contra o analista, os republicanos, que realizam a oposição ao governo instalado na Casa Branca também voltaram-se contra o delator. A única voz em favor de Snowden veio do criador do Wikileaks, Juliana Assange, refugiado na embaixada equatoriana em Londres.

O homem que ousou desafiar o sistema agora está assustado, pois está sozinho. Ele declarou que o monitoramento é aterrador e espalha-se por servidores do Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple. Sua preocupação, segundo ele, era preservar as liberdade individuais históricas dos Estados Unidos. Diz que chamá-lo de criminoso é uma hipocrisia, já que o governo é o maior violador das liberdades que existe. Mas o que conseguiu até o momento foi movimentar todo este aparato conta si mesmo.

Mais uma crise no governo Obama. Pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário: