segunda-feira, junho 24, 2013

Pior para Dirceu

Se existe alguém que deverá ser atingido indiretamente pelas manifestações é José Dirceu e os demais condenados do Mensalão. Existia até a semana passada a esperança de que os novos ministros do Supremo, Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso pudessem reverter ou abrandar condenações, o que livraria Dirceu e alguns mensaleiros do cárcere. Depois das manifestações da última semana, dificilmente a história tomará este curso. 

O julgamento do Mensalão constitui-se em uma das mais importantes ações contra a corrupção na história do Brasil. Reverter as condenações em grau de recurso, alterando os votos de ministros já aposentados, poderia ferir a integridade do STF e macular sua imagem perante a opinião pública. Mais do que que isso, uma decisão neste sentido reacenderia a dinâmica dos protestos e colocaria um tema na mira dos manifestantes: a absolvição dos mensaleiros pelo Supremo. Caso o STF reverta o resultado do julgamento, entregará de bandeja aos manifestantes uma bandeira clara para lutar. 

Existe esperança no horizonte dos mensaleiros porque ninguém sabe o que se passa na cabeça de Teori Zavascki e seu histórico leva a acreditar que poderia haver tendência em abrandar as penas ou condenações. Já Barroso, apesar de ser um respeitado nome do meio jurídico, atuou em defesa de Cesare Battisti, o terrorista italiano abrigado pelo PT, asilado por Lula. Na bolsa de apostas da política, muitos tendem a acreditar que Barroso poderia aliviar a situação dos petistas. 

Se este era o plano, é bom colocar as barbas de molho. Os novos ministros do Supremo não devem arriscar sua reputação e virar alvo dos protestos das ruas. Uma decisão neste sentido, na história (por enquanto) de ficção imaginada por Elio Gaspari, poderia gerar a fúria de Joaquim Barbosa, que tiraria a toga, renunciaria ao cargo (na mesma sessão do STF que absolveria os mensaleiros), faria um discurso e pegaria um táxi para casa. Ali nasceria um candidato imbatível nas eleições presidenciais.  

Para o PT seria inteligente não lutar pela absolvição de Dirceu, João Paulo Cunha e José Genoínio. Politicamente seria mais interessante entregar os anéis e manter os dedos. Assim o PT mostraria que depurou internamente seus fantasmas e viraria a página. É algo a se pensar.

Mas se isso realmente acontecer, podem esperar, como disse meu amigo, o cientista político Paulo Kramer, por prisões espetaculares dos mensaleiros, com transmissão pela TV e dirigida de modo cinematográfico pela Polícia Federal, que faturaria muitos pontos com a opinião pública durante o show. 

O fato é: o movimento das ruas dificultou a vida dos mensaleiros. Pior para Dirceu, mas também para João Paulo, Marcos Valério, José Genoíno e todos os demais condenados.

Nenhum comentário: