quinta-feira, junho 13, 2013

Eleições no Irã

Poucas coisas na política são tão interessantes quanto eleições no Irã. Um misto de autoritarismo clerical e democracia. As pessoas votam, mas a lista de candidatos deve ser aprovada pelo Conselho de Guardiões. Bem, depois de várias etapas serem vencidas, amanhã os iranianos irão votar, a última etapa deste longo processo.

Os candidatos a Presidente do Irã eram 600. Os clérigos deixaram concorrer apenas oito. Dois desistiram. A corrida final, portanto, será entre seis concorrentes. Como provavelmente haverá segundo turno, apenas dois disputarão o cargo de Ahmadinejad.

O único reformista aprovado pelo Conselho de Guadiões, Mohammad Reza Aref, desistiu de concorrer, talvez porque fosse fosse dividir os votos dos reformistas com o centrista Hassan Rouhani, que é apoiado pelo antigo chefe de governo, Mohammed Khatami. Tudo indica que este convenceu Aref a desistir do páreo para tentar levar um centrista para o segundo turno. Como vemos, a política iraniana teve uma guinada conservadora, dentro de seu espectro, na última década. Ahmadinejad, que deixa o poder, venceu a opção "moderada" no segundo turno de 2005, Akbar Rafsanjani, que tentava voltar ao poder, depois de ter governado entre 1989 e 1997.

A tendência de vitória dos conservadores é grande, até porque Khatami surgiu como um ponto muito moderado fora da curva mais conservadora da política iraniana. Antes dele, o presidente era Rafsanjani, considerado um conservador moderado. Depois do intervalo reformista chegou ao poder o obscuro prefeito de Teerã, Ahmadinejad. Vemos então, uma tendência ao conservadorismo e um esforço brutal do grupo de Khatami para chegar ao segundo turno. Por isso a desistência de Aref em favor de Rouhani.

A disputa no Irã é o fato político desta semana e deve ser acompanhado com atenção por todos analistas. A passagem de Rouhani para o segundo turno e sua eventual eleição pode trazer ventos de melhoria na relação do Irã com o mundo. Certamente, em uma eleição controlada pelo Conselho de Guardiões, não pode-se esperar muito, mas qualquer melhoria seria bem vinda.  

Nenhum comentário: