terça-feira, julho 31, 2018

Saldo Positivo

A presença de Jair Bolsonaro no Roda Viva agitou as redes sociais e levou o candidato mais uma vez para o centro das atenções e dos debates. Como sempre, aqueles que defendem e atacam Bolsonaro revezaram-se em mensagens e memes sobre a participação do deputado no programa.

O saldo foi muito positivo para Bolsonaro por vários aspectos. No Twitter, sua entrevista chegou ao primeiro lugar mundial dos trending topics. Foi gerada, mais uma vez, uma enorme exposição espontânea de seu nome, catapultada também por aqueles que atacam o candidato do PSL. Nos grupos de whatsapp, o embate dos anti e pró Bolsonaro reforçam a tese de que ele se consolida como um dos pólos desta corrida presidencial.

Também ficou claro que a estratégia de promover a candidatura pelas redes sociais tem encontrado ecos importantes, que podem apontar um rumo diferente das estratégias de comunicação das campanhas. Tudo indica que o uso das redes sociais de forma inteligente pode reduzir o prejuízo de não contar com mais do que apenas alguns segundos no horário eleitoral.

A postura dos entrevistadores, na ânsia de atacar Bolsonaro, acabaram contribuindo para alavancar ainda mais sua imagem. Com falta de perguntas técnicas e objetivas, os jornalistas centralizaram suas indagações nas questões de sempre, onde o deputado nada de braçada. Lembrou a atitude da imprensa norte-americana com Donald Trump, que ao tentar derrubá-lo, acabou tornando-se seu principal cabo eleitoral.

Enquanto muitos analistas sentenciam sua queda nas pesquisas, o candidato Bolsonaro, cada vez mais outsider, vai sobrevivendo e possui grandes chances de chegar forte ao segundo turno.

Nenhum comentário: