quinta-feira, maio 03, 2007

Eles não falam francês

Acompanhei as reportagens dos jornais da noite no Brasil e somente existe uma explicação para as equivocadas notícias que divulgam via seus correspondentes aqui na França: eles não falam francês.

Uma reportagem começou assim: "Ele defende a energia nuclear. Ela a energia limpa". Que fique registrado, Sarkozy não defendeu a energia nuclear no debate. Esta defesa ficou a cargo da "energia limpa" Ségolène.

Ao final da reportagem ainda foi dito: "Segundo as primeiras sondagens, ainda via internet, Ségolène ganhou o debate. Era o que ela precisava para virar o jogo".

Na Inglaterra, França e Espanha, as primeiras manchetes já eram em sentido contrário. O The Times disse que a socialista perdeu sua grande oportunidade e que seria uma ótima Primeira Dama. "Royal desaponta seus apoioadores", noticiou na mesma linha.

Enquanto o Brasil seguia em rota de desinformação, os diários espanhóis foram unânimes em noticiar o desespero da socialista que perdeu a cabeça e calma no meio do debate. "El profesor paciente y la alumna cabreada", noticiou o El Mundo.

A explicação para a péssima cobertura tupiniquim, se não for maldade ou incompetência, só pode ser uma: os correspondentes brasileiros não devem falar francês (e nem espanhol, porque poderiam ter acessado os diários madrilenhos...e nem inglês, era só acessar também via internetos londrinos).

E para fechar, um detalhe. O Le Figaro publicou sua pesquisa. Sarkozy ganhou o debate na visão dos 53% dos franceses. Pode ser o mesmo número de sua votação. Enquanto isto, Ségolène atingiu 31%. Nem seus pares acreditaram que ela foi bem.

Leiam mais o nosso Parlata, meus caros, leiam mais o Parlata.

Nenhum comentário: