quinta-feira, maio 17, 2007

O hábil Sarkozy

Enquanto todos estavam preocupados com a mulher de Sarkozy, Cecília, durante sua posse como Presidente da França, outros movimentos importantes estavam em curso. Enumero alguns deles.

. A viagem de Sarkozy para conversar com Angela Merkel no dia da posse. A França, verdadeiramente "voltou" para a União Européia, como afirmou Sarkozy.

. A habilidade política de estar montando um gabinete com forma de "concertação". Deixou os socialistas sem ação. Nesta sexta conheceremos certamente um governo com centristas, socialistas e conservadores. Tudo isso, sem perder o prumo reformista que o elegeu.

. A nomeação de François Fillon como Primeiro-Ministro. Fillon é um hábil político com muita experiência nos círculos parisienses. Foi ministro no governo de Edouard Balladour na pasta de Ensino Superior e Tecnologias da Informação, no período de Alain Juppé foi responsável pelos Correios y Telecomunicações e com Jean-Pierre Raffarin assumiu os Asuntos Sociais e Educação Nacional. Além disso já foi Deputado da Assembléia Nacional e Senador, além de ter sido prefeito de Sablé-sur-Sarthe (1983-2001) e Presidente da Região do Pais del Loira (1998-2004). Experiência certamente não lhe falta.

Sarkozy começa de maneira singular, com uma habilidade política admirável.

Nenhum comentário: