quarta-feira, maio 30, 2007

Gallardón, o grande vencedor

As eleições geram fatos interessantes. Dentro do PP foi a vitória do prefeito de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón. Ele obteve 55,54% dos votos na capital, um recorde absoluto, uma vitória contundente, que serviu para consolidar seu nome dentro do partido, já que entregou aos populares sua votação mais expressiva.

Gallardón também se consolidou frente à Esperanza Aguirre, a Presidenta da Comunidade Autônoma. Havia uma disputa interna para saber quem obteria mais votos, naquele que se consolidou como o novo grande feudo do PP. Espe obteve votação que lhe garantiu a maioria absoluta. Na cidade de Madrid, entretanto, Gallardón obteve 875.571 votos. Ou seja, 11.726 a mais que Espe. Isto fez um pouco da diferença e deixa o prefeito com ligeira vantagem em relação a Presidenta na correlação de forças internas.

A estratégia de Gallardón se consolida. Ele nunca escondeu que almeja Moncloa, mas para isto se concretizar ainda faltam alguns passos. Ele sempre foi conhecido pelo faro político equivocado, que lhe rendeu muitos inimigos dentro do PP, em especial Esperanza Aguirre, que já foi vítima de algumas manobras do prefeito.

O fato é que as urnas legitimaram Gallardón, que prontamente se ofereceu para estar nas listas nacionais no próximo ano. Rajoy disse hoje que ele seria um bom "número 2" na hierarquia do partido, mas que existem vários nomes. Se Gallardón se tornar o número 2 do PP, não tardará a assumir a Presidência do partido. Não tenho dúvida.

Como disse, a estratégia de Gallardón se consolida.

Nenhum comentário: