quarta-feira, maio 30, 2007

Panorama geral das eleições

O Partido Popular alcançou o maior número de votos nas eleições municipais e autonômicas. Isto não acontecia há sete anos. Portanto, foi um resultado importante. As estrelas do partido estão cravadas em Madrid e Valência, com vitórias contundentes e, assim, históricas.

No geral, o quadro parece similar ao que havia. O PSOE manteve o poder nos seus feudos tradicionais, como Extremadura e Castilla La Mancha. O PP foi forte como sempre em Madrid, Comunidade Valenciana, La Rioja, Murcia e Castilla y León, onde venceu por maioria absoluta. Os populares tentavam arrancar as Asturias das maõs dos socialistas, o que não ocorreu por pouco. Mas por outro lado, pode ser que os socialistas, aliados aos nacionalistas, tirem o PP do poder em Navarra, que hoje é o principal foco de articulações políticas, onde o PP venceu, mas nacionalistas e socialistas podem formar governo criando sua maioria.

O quadro geral eleitoral foi assim:

PP: 35,6% - 7.909.939 votos

PSOE: 34,9% - 7.752.635 votos

Outros: 29,5%

O PSOE teve um ótimo desempenho nas Ilhas Canárias, onde saiu da terceira força política para ocupar o primeiro posto. Por lá, se os populares se aliassem aos nacionalistas, poderiam impedir o PSOE de governar, mas o PP já disse que aceita a vitória socialista e fará oposição. Esperam a mesma posição do PSOE em Navarra, mas tudo indica que isto não ocorrerá.

Vale lembrar que não ocorreram eleições na Andaluzia, País Basco, Galícia e Catalunha, apesar de ter ocorrido eleição municipal em alguns municípios dessas Comunidades Autônomas, como Sevilha e Barcelona.

A participação ficou em 63,9%, menor do que em 2003, que foi de 67,4%.

Neste ano o PP ganhou em votos absolutos, mas o PSOE ganhou em número de municípios, ou seja, irá manejar mais recursos públicos que os populares. Já Madrid foi uma vitória mais que simbólica para o PP, enquanto todas as atenções se deslocam para a formação de um governo em Navarra.

Nenhum comentário: