sábado, maio 05, 2007

"Faltam 2 dias para acabar com a herança de maio de 68"

No mesmo dia em que vários institutos de pesquisa apontavam seu crescimento, Sarkozy foi contundente em Montpellier. Disse que "faltam 2 dias para acabar com a herança de maio de 68".

Muitos jóvens estão apoiando o candidato da UMP. Quando perguntei a alguns deles se não havia medo de que Sarkozy desmantelasse o sistema de "proteção social" do estado francês, eles foram enfáticos: "Quem se preocupa com o amparo social são as pessoas mais idosas e adultas, que se acostumaram a depender do Estado e votam pelos socialistas. Nós, ao contrário, queremos menos Estado para que possamos escolher o que fazer com nosso dinheiro. Não queremos que o Estado escolha por nós".

Esta declaração bate de frente com as manifestações de estudantes contra o fim do amparo do Estado, que ocorreram em Paris em 2005.

O que me faz pensar que essas "manifestações" em Paris são realizadas por uma minoria barulhenta que se faz ouvir e acaba por pautar a imprensa.

A grande manifestação de jóvens está por vir, e será amanhã, domingo, na urnas francesas. Tudo indica, como mostra o cartaz do estudante nesta foto, que eles querem reformas, que eles querem Sarkozy.

Nenhum comentário: