quarta-feira, agosto 08, 2007

Ato Criminoso

O Brasil resolveu deportar os atletas cubanos que haviam fugido de sua delegação durante o PAN. Devolver fugitivos de ditaduras aos ditadores é um ato criminoso.

O Brasil, assim como fez com a Bolívia no último ano, se rebaixou. Nos comportamos como um poodle da ditadura dos irmãos Castro, que age de acordo com as ordens emanadas do regime criminoso que impera em Cuba.

Os governantes brasileiros responsáveis por este ato criminoso deveriam ser punidos pela justiça penal internacional, já que se trata claramente de uma violação dos Direitos Humanos. Ou seja, ao invés de fornecer asilo, como o governo Lula já fez com um terrorista das FARC, devolvemos os atletas para a ilha cárcere onde certamente serão torturados.

O senador Arthur Virgílio pediu a convocação do ministro Celso Amorim. Certamente Amorim usará de sua retórica diplomática de botequim, se atendo nas questões jurídicas, já que, em tese, a deportação é um ato sob responsabilidade das autoridades locais. Esconderá a questão política, como sempre. Alguém que usou sua desenvoltura para justificar os governos militares, FHC e agora Lula, além buscar argumentos para apoiar ditaduras, não tem autoridade moral para conduzir a diplomacia do Brasil.

O DEM reagiu em nota. Me pergunto porque esses políticos não voaram para o Rio de Janeiro na própria sexta-feira para buscar meios de salvar os cubanos. Reagir em nota depois do ocorrido é cômodo. O Brasil precisa de políticos de ação. Por falar em ação, por onde andavam as ONG's de Direitos Humanos, sempre tão preocupados?

Onde estão os cubanos agora? A ditudura de esquerda não diz ao certo, como fazem todos regimes de exceção. O que se sabe é que estão em uma "casa" da ditadura, literalmente em cárcere, onde "receberam a visita das mulheres e dos filhos". Será?

Nenhum comentário: