segunda-feira, agosto 27, 2007

Espionagem chinesa na Alemanha

O serviço de inteligência chinês é reconhecido como eficaz, bruto e cruel. A revista Der Spiegel divulgou que espiões chineses monitoraram computadores do alto escalão do governo alemão. Tudo indica que a operação dos hackers chineses chegaram até a Chancelaria e os ministérios de Relações Exteriores e Economia.

Como sempre, o governo chinês negou as acusações, ou seja, a cartilha oriental não muda na mesma velocidade em que cresce a economia.

A descoberta de espionagem evitou que 160 giga-bytes de informações fossem transferidos para a China. Entretanto, tudo leva a crer que muitas informações conseguiram ser roubadas pelos chineses antes que os alemães descobrissem o esquema de vazamento em maio.

Coincidência ou não, a notícia foi divulgada em meio a uma viagem de Merkel ao oriente, durante sua passagem pela China. Curiosamente, os resultados da visita foram muito mais tímidos do que o esperado segundo a Deutsche Welle.

Isto prova o que sempre digo. A China não é um país confiável. Qualquer investimento por lá deve ser bem calculado, inclusive com o risco de perdas significativas. Ou seja, deve-se investir na China aquilo que pode se dar ao luxo de perder. Não podemos esquecer que estamos lidando com um governo totalitário, ditatorial e onde não existe certeza do cumprimento das regras como um Estado de Direito normal. Vale lembrar que ainda existe uma China feudal que desconhece a existência e trabalha pelas benesses do capital das Zonas Econômicas Especiais. Isto ainda pode se tornar uma combinação explosiva.

Infelizmente a Alemanha aprendeu da forma mais difícil os perigos que o cinismo de Pequim representa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse comentário sobre a espionagem na Alemnha.
Mais uma vez aprendemos que com governos totalitários não se brinca, infelizmente temos que desconfiar sempre... E, sem dúvida é um tema muito importante pois com a Rússia de Putin e a China que nunca saiu das trevas do socialismo, estamos mesmo vivendo uma guerra fria disfarçada.
Parabéns mais uma vez pelo brilhante post, sempre lembrando os leitores de questões que muitas vezes nós não nos damos conta de que estão acontecendo.