quinta-feira, agosto 23, 2007

Boas notícias da Alemanha

É de Frankfurt a boa notícia européia de hoje. A Alemanha finalmente conseguiu o primeiro excedente orçamentário após a unificação. É a administração de Angela Merkel mostrando resultados. No primeiro trimestre houve excedente de 1,2 bilhões de Euros, algo em torno de 0,1% do PIB.

A estratégia é primeiro arrumar a casa e controlar os gastos, o que já está em curso. Depois virá a próxima etapa, diminuir os impostos e encargos.

Merkel é muito habilidosa e a Alemanha aos poucos vai acordando do sono profundo imposto pelo governo de Gehard Schoröder, do SPD e sua política dispendiosa e assistencialista. A popularidade da líder conservadora também é alta, assim como da sua coalizão CDU/CSU. Os únicos que não gostam de Merkel são aqueles que adoram de viver das benesses do Estado.

A Chanceler alemã tem mão firme e depois de organizar a casa, impondo uma feroz disciplina fiscal, como mostram os números, certamente passará a ações mais efeitvas para desonerar o peso do Estado nos ombros dos cidadãos alemães que realmente trabalham.

Nenhum comentário: