segunda-feira, agosto 20, 2007

Gallardón em busca do poder em Madrid

O prefeito de Madrid segue com sua habitual falta de timing político. Será?

Alberto Ruiz-Gallardón é um ótimo prefeito. A capital espanhola está muito satisfeita com seu trabalho. Sua vitória nas recentes eleições municipais impressionou, pois o prefeito mostrou uma musculatura eleitoral maior do que se imaginava.

Entretanto, Gallardón nunca escondeu que sempre mirou em Moncloa, ou seja, seu objetivo político é um dia tornar-se Presidente de Governo da Espanha.

Contudo, o prefeito de Madrid é filiado ao Partido Popular e internamente sua figura desperta receio e incertezas. Gallardón, no passado, já entrou em confronto com Aznar e realizou um movimento político contra Esperanza Aguirre - uma das estrelas dos populares. Apesar de ser considerado um moderado e atrair votos do centro, nunca pareceu um político confiável internamente, especialmente por sua relação, digamos, próxima, com os socialistas. Um forteleza que na falta de boa condução política, torna-se uma debilidade.

Agora, mais uma vez, Gallardón coloca seu nome disponível ao partido para fazer parte das listas ao Congresso de Deputados na próxima legislatura. Tenta na realidade pressionar os dirigentes populares usando seu capital político.

A jogada de Gallardón é simples, porém bem planejada. Ele conta com um empate ou uma estreita margem para o PP nas eleições gerais de março, algo muito provável. Os populares, neste caso, teriam que formar um governo de minoria, entretanto, seria um trabalho árduo de alianças que poderia facilmente não alcançar êxito no atual espectro político. Neste caso, o nome de Gallardón, mais ao centro, surgiria naturalmente como um consenso, ou seja, a única forma de os populares ocuparem novamente o poder.

É uma estratégia arriscada, mas com chances de êxito. Talvez a única que Gallardón tenha para chegar em Moncloa.

Como dizia Churchill, na política os opositores são os adversários, os reais inimigos sentam ao nosso lado.

Nenhum comentário: