terça-feira, agosto 28, 2007

Abdullah Gül, o novo Presidente da Turquia

A notícia do dia aqui na Europa é, sem dúvida, a eleição de Abdullah Gül para Presidente da Turquia. A escolha de seu nome já era esperada, entretando, isto não nos livra de todos os receios do que ele possa pretender no novo cargo.

Gül disse que respeitará o secularismo da Turquia como salvaguarda da liberdade religiosa e garantidor da paz social. Em seu discurso falou da importância da democracia, Estado de Direito, liberdades individuais e Direitos Humanos. A UE diz enxergar a eleição de Gül com bons olhos. Entretanto estou certo de que também com uma ponta de receio.

Apesar do compromisso reformista do partido de Gül, o AK, não existe certeza sobre suas reais intenções. Vale lembrar que o novo Presidente, que foi eleito para o Parlamento pela primeira vez em 1991, foi representante de dois partidos já banidos da política turca exatamente por não respeitarem o secularismo. Um deles formou o primeiro governo pró-islâmico, desde a fundação da República em 1923. O AK, partido atual de Gül, agora Presidente, e Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-Ministro, nasceu das ruínas dos antigos partidos pró-islâmicos - e o receio reside neste ponto.

Como se não fosse o bastante, o véu islâmico usado pela esposa de Gül não ajuda mesmo o trabalho do novo Presidente.

Resta saber a reação dos militares, até agora os responsáveis por manter a necessária presença do secularismo na Turquia. Entretanto o fato curioso é perceber que Gül, de certa forma, saiu mais fortalecido exatamente em conseqüência da reação negativa dos militares ao seu nome para Presidente. Novas eleições foram chamadas e o AK teve uma vitória arrasadora, o que no entender de Gül fortaleceu seu nome. Ele estava certo. É o novo Presidente da Turquia.

O mesmo povo que deu a vitória para Gül e o AK, também se manifestou veementemente em favor do secularismo nas ruas há poucos meses com apoio dos militares. Será um governo onde Gül deverá operar com o máximo cuidado e talvez esta seja sua maior virtude.

Nenhum comentário: