terça-feira, agosto 21, 2007

Habilidade política francesa

A visita de Bernard Kouchner, ministro do exterior francês, ao Iraque é cheia de significados.

Se de um lado é um reflexo claro da política de proximidade de Sarkozy com os Estados Unidos, do outro mostra que o Presidente francês pode ir muito além do imaginado.

As eleições americanas, bem como a pressão do Congresso, levam os americanos a natural diminuição de sua ingerência na região. Da mesma forma, o governo britânico de Gordon Brown cada dia deixa mais claro seu gradual afastamento da situação. Neste ponto cria-se um vácuo importantíssimo onde a França cabe de maneira perfeita em uma nova fase do Iraque. Não é preciso dizer que Sarkozy há tempos entendeu isto.

O Presidente francês já coopera com os americanos em assuntos relativos a Síria, Líbano e Irã. Mas com o Iraque será diferente. Apoio político aos americanos e a certeza de que a presença inteligente dos franceses pode ajudar a estabilizar a região. A França, de maneira hábil, pouco a pouco pode passar a ocupar um lugar estratégico, talvez com o apoio da ONU e dos Estados Unidos. O fato é que a estratégia política de Sarkozy, aliada a figura de Bernard Kouchner, parece imbatível e talvez inevitável.

Sarkozy mudou a face da política externa de seu país. É objetivo, pragmático e decidido. De forma inteligente se posiciona de forma estratégica em diversos círculos. A França voltou ao protagonismo ativo na UE, aproximou-se dos Estados Unidos, lança as bases de uma união mediterrânea e agora pode assumir o papel internacional mais importante no Oriente Médio, após o desgaste de Estados Unidos e Reino Unido.

A visita de Bernard Kouchner evidencia muito mais do que se possa imaginar.

Nenhum comentário: