sábado, agosto 11, 2007

Sarkozy e Bush

Esta foto é cheia de significados e recados. Sarkozy e Bush encontraram-se informalmente na casa do pai do presidente norte-americano em Walker's Point. A repercussão da visita é forte aqui pela Europa neste sábado.

O significado fica por conta de Sarkozy passar férias nos Estados Unidos, o que deixou a esquerda francesa (ou o que sobrou dela) furiosa. A decisão de Sarkozy de viajar até o lago Winnipesaukee, em New Hampshire, foi muito bem justificada pelo próprio Presidente. Ele disse que escolheu os EUA como destino exatamente como fazem outros 900.000 turistas franceses todos os anos. Sarkozy tem resposta para tudo. Mas o objetivo da viagem não foi certamente para descansar.

Um movimento político foi construído habilmente. Sarkozy ainda não visitou formalmente Washigton como Presidente. Nada melhor que um encontro informal, portanto, com o presidente Bush neste momento. Vejam o sorriso de Sarkozy e a satisfação de Bush. O recado político está dado.

A simbologia também é um recado. A casa de George Bush em Walker's Point é um local para convidados muito especiais. Na Presidência do pai do atual mandatário passaram Mikhail Gorbachev e Margaret Thatcher. Na atual administração, a visita de Putin foi extremamente comentada. Ou seja, é um local restrito, onde são recebidos convidados extremamente especiais.

A imprensa publica que foram discutidos temas como o Iraque e o Sudão, entretanto, a simbolgia do encontro, do local e das fotos é um recado para o mundo. França e Estados Unidos voltam a ser parceiros muito próximos.

Nenhum comentário: