segunda-feira, agosto 06, 2007

Coalizão governamental em risco na Polônia. Será mesmo?

Os irmãos Kaczynski podem enfrentar problemas. Lech e Jaroslaw Kaczynski, os irmãos gêmeos idênticos que são, respectivamente, Presidente e Primeiro-Ministro da Polônia estão frente a uma crise que abala a coalizão conservadora que governa o país. Será?

Um dos partidos da frente que sustenta o governo de Jaroslaw Kaczynski, chamado Autodefesa, retirou-se do governo levando seus dois ministros, Anna Kalata, da pasta do Trabalho e Andrzej Aumiller, da Construção. Além disso, deixou a coalizão governamental com apenas 203 votos em um Parlamento onde a maioria é alcançada com 231. Como governar agora em minoria? Será que Lech chamará eleições antecipadas? Será tudo isso uma estratégia dos irmãos Kaczynski?

O partido Autodefesa ocupava também o cargo de Vice-Primeiro Ministro pelas mãos de Andrzej Lepper, líder do partido, que foi destituído do cargo por denúncias de corrupção. Ele acusa os irmãos Kaczynski de manipulação para retirá-lo do poder.

Os gêmeos que mandam na Polônia são conhecidas figuras na Europa, em especial pela brutal oposição ao Tratado Constitucional da UE, pelas denúncias de corrupção e apadrinhamento a empresários.

A política polonesa passa uma sensação de instabilidade, autoritarismo e uso de métodos eticamente pouco recomendáveis. Sem dúvida os irmãos Kaczynski tem plano. Eles sempre tem um plano.

Nenhum comentário: