sexta-feira, outubro 19, 2018

Desespero Petista

A reportagem da Folha de São Paulo que acusa empresários de patrocinarem ações pró-Bolsonaro via whatapp ainda precisa ser verificada e apurada. Um dia depois de publicar uma notícia que mexe com a dinâmica das eleições, o jornal ainda não apresentou provas das acusações, o que enfraquece seu argumento. Se de um lado a Folha ainda precisa ir mais a fundo, ser mais precisa, com vistas a evitar a acusação de estar produzindo notícias falsas ou de verdades elásticas, do outro, o PT aproveitou o gancho para esticar a corda, o que torna-se um risco para nossa democracia.

Haddad pediu a exclusão de Bolsonaro do processo eleitoral, enquanto o PSOL, atuando como linha auxiliar, solicitou a suspensão do serviço de whatsapp no Brasil para evitar a disseminação das chamadas "Fake News". Na falta de votos, o petismo está jogando as fichas no tapetão, uma atitude que somente diminui ainda mais o tamanho do partido. Uma atitude que flerta com aquilo que o PT mais acusa Bolsonaro: autoritarismo. A face autoritária do partido de Lula sempre aparece quando o petismo encontra-se acuado eleitoralmente.

Ao acusar o adversário de fraude e de fomentar uma organização criminosa, Haddad esquece de olhar para seu partido, descredencia a democracia e o processo eleitoral brasileiro, subvertendo a vontade popular expressa nas urnas. Diante da iminente derrota, prepara o discurso oposicionista e os futuros movimentos de tentativa de destituição de um governo que sequer foi eleito. O partido mostra assim que não está disposto a discutir o país, mas apenas em tomar o poder. É uma pena, pois fica claro que no jogo democrático, as regras valem para o petismo somente em caso de vitória. Uma atitude mostra desprezo pela democracia.

Na mesma linha vai o pedido do PSOL para bloquear o whatsapp. A tese parte do princípio de que notícias falsas transitam apenas por este aplicativo e que o eleitores não possuem capacidade de discernimento, sendo necessário suprimir a liberdade para garantir a democracia. Ora, não existe democracia sem liberdade.

O objetivo estratégico petista visa impedir o crescimento de um candidato que faz sua campanha basicamente usando as redes sociais, desacreditar o pleito e a confiança em nossa democracia já embasando as linhas de ação de um projeto de oposição que não tem o menor interesse em discutir os melhores caminhos para o país. Diante desta triste realidade, ficou mais claro quem são os verdadeiros autoritários que flertam com a irresponsabilidade nesta campanha eleitoral.

Nenhum comentário: