sexta-feira, outubro 04, 2013

O Fator Marina

A política brasileira vai encontrando seus caminhos e fazendo seus arranjos na medida que se aproximam as eleições. Marina Silva perdeu a primeira batalha. Não conseguiu emplacar seu feudo particular, a Rede Sustentabilidade. Poderá conseguir o registro, mas não em tempo hábil de concorrer no próximo ano. O que fará Marina, dona de fatia importante do eleitorado, é discutido no momento nas bolsas de apostas da política nacional.

Marina chegou a 23% de intenções de voto durante as manifestações. Recuou agora para cerca de 16%. Não é uma fatia desprezível. Aliás são os votos que podem definir se haverá ou não segundo turno nas eleições presidenciais que se avizinham. Sem Marina, Dilma pode faturar a reeleição no primeiro combate. Aécio Neves e Eduardo Campos ainda precisam mostrar musculatura para desalojar o petismo do Planalto.

Marina é teimosa. Todos sabem disso. Em 2010 preferiu não se comprometer e assumir a neutralidade no segundo turno. Mirava lá na frente. O futuro chegou e ela não se preparou. A sua idéia da Rede demorou demais e extrapolou os prazos da legislação eleitoral. Marina está fora do jogo. Somente volta se topar entrar em uma legenda de aluguel para disputar o poder, o que, em tese, vai contra seus princípios.

Ela encontra-se em uma situação delicada. A dúvida é se ela ficará ao lado dos seus princípios ou os largará para disputar o poder. Política é timing. Se ela perder a onda que criou-se a seu favor, talvez perca sua única chance de chegar ao Planalto. Marina preferiu arriscar a anti-política, subvertendo as regras do jogo. Os jogadores profissionais mostraram que se ela quiser chegar lá, é preciso submeter-se ao mesmo processo e regras que todos.

Minha aposta é que Marina ficará com seus princípios e teimosia. Posso estar enganado, mas ela acredita que ainda pode acontecer algo que faça com que sua Rede ganhe vida, talvez no Supremo. Marina tentou subverter o sistema, que devolveu-he a audácia na mesma moeda. Para tentar o poder, terá que se submeter ao jogo, caso contrário está fora.

Nenhum comentário: