terça-feira, julho 10, 2018

Lula vem aí?

A polêmica causada pela tentativa de soltura de Lula neste último final de semana instaurou uma sensação de incertezas e isto é o que de pior pode acontecer diante do processo eleitoral em curso no país.

O episódio deixa claro que o PT segue firme na estratégia de embaralhar o pleito trazendo Lula para o palco da sucessão, mesmo que o ex-Presidente esteja inelegível em função da Lei da Ficha Limpa. Haverá a tentativa de registrar sua candidatura e de manter seu nome na urna eletrônica, caso seu processo de impugnação não seja julgado em tempo. Mesmo que não se torne candidato, a simples presença do nome de Lula na urna pode acabar por inviabilizar a eleição, pois haveria dúvida se os votos iriam para ele ou seu vice ou mesmo se os votos seriam válidos. Fato é: mesmo impugnado, se Lula figurar na urna e obter um número expressivo de votos, uma enorme confusão estará formada. 

Para evitar tal situação, caberá a Justiça Eleitoral julgar em tempo hábil o pedido de impugnação de sua candidatura, que deve ser impetrado tão logo seja registrada. Entretanto, os dados ainda estarão rolando no judiciário, pois o PT deve levar o processo ao STF caso o ex-Presidente perca no TSE. Como vemos estaremos diante de uma batalha jurídica.

Tudo ficará ainda mais turvo porque teremos no comando do Supremo Tribunal Federal o ministro Dias Toffoli. Aquele que já foi advogado do PT, Advogado-Geral da União durante a presidência de Lula e fiel aos seus companheiros, como vimos no julgamento do Mensalão. Integrante da Segunda Turma do tribunal, famosa por soltar os presos da Lava Jato, entre eles, José Dirceu, um dos responsáveis pela sua indicação ao Supremo. Ninguém duvida que nunca se daria por impedido caso tivesse em mãos o caso de seu maior padrinho, Lula.

Neste último final de semana, o PT testou as instituições e mediu a temperatura do asfalto. Na manga ainda guarda cartas valiosas, que usadas no momento certo, podem embaralhar todo o pleito. A conferir.

Nenhum comentário: