terça-feira, julho 17, 2018

Nordeste Vermelho

Enganam-se aqueles que pensam que o Partido dos Trabalhadores está morto na corrida presidencial. Com frequência escuto o argumento de que o povo brasileiro se cansou do petismo e que depois da Lava Jato e do impeachment, o partido não teria mais forças sequer de encabeçar uma chapa presidencial. Repito sempre que estas pessoas estão enganadas.

A força do PT está em Lula. Ele ainda é o maior nome e fiador de qualquer candidatura presidencial do partido. Pesquisa do instituto Ideia, encomendada pelo mercado financeiro, aponta que o "candidato do PT" larga com 9% de intenções de voto. Na pesquisa do Poder 360, Fernando Haddad pontua 8% - vale lembrar, sem aparições, entrevistas ou campanha. Na pesquisa XP, o mesmo Haddad, quando apoiado por Lula, alcança 9%. O potencial vermelho está mais vivo do que nunca.

Mesmo que Lula não seja candidato, o nome do PT tem tudo para chegar ao segundo turno. A região Nordeste segue sendo um reduto petista, o que irá impulsionar os números do partido em nível nacional. Na Bahia, o PT reinará sozinho com a candidatura de Rui Costa. Em Pernambuco, o Governador Paulo Câmara já disse que apoiará o presidenciável do PT. No Rio Grande do Norte a Senadora petista Fátima Bezerra segue na liderança para o governo do Estado. No Ceará, o Governador petista Camillo Santana tenta a reeleição com ampla coalizão e no Piauí, o Governador do PT, Wellington Dias, segue na dianteira. O Governador Flávio Dino, apesar de estar no PC do B, alinha-se com o PT no Maranhão. Isto sem contar Alagoas, onde a dupla Renan Pai e Renan Filho, candidatos ao Senado e Governo, estão alinhados com o PT. Como vemos, há muita chance de uma revoada vermelha mais uma vez no Nordeste.

Com Lula ou sem Lula, o PT, diante de um valioso fundo eleitoral, tempo de rádio e TV e palanques estaduais fortes tem tudo para chegar ao segundo turno. Diante deste potencial, seria loucura abrir mão da cabeça de chapa. O partido terá candidatura própria, essencial para sua própria sobrevivência política. Enganam-se aqueles que duvidam de seu potencial.

Nenhum comentário: