quarta-feira, março 28, 2007

Abertzalen Sozialista Batasuna. Ilegalização no horizonte

Em 2004, Marije Fullaondo, apresentou-se encabeçando a lista do partido Herritarren Zerrenda (HZ) para as eleições européias. O Tribunal Supremo considerou o partido ilegal por apresentar fortes indícios de ser o sucessor do braço político do ETA, o Batasuna, colocado na ilegalidade.

Agora, Marije Fullaondo tenta novamente. Ontem realizou a inscrição de um novo partido, Abertzalen Sozialista Batasuna (ASB). O partido, em seus estatutos, busca a "independência e o socialismo exclusivamente por vias democráticas".

Ortegi, outro dirigente, disse que se cumpriram todos os requisitos da Lei de Partidos.

Mas parece não estar convencendo.

Os movimentos para ilegalizar o novo grupamento político já iniciaram. Se provado o evidente "vínculo direto" entre os membros deste partido e o Batasuna, a Lei de Partidos espanhola pode vetar sua participação nas eleições.

Desta vez parece que PP e PSOE estão juntos. Rajoy disse que aceitar a inscrição do ASB é legalizar o ilegalizado Batasuna. O poderoso ministro do Interior, Rubalcaba, disse que está clara a ligação e que o Ministério já iniciou os trâmites de ilegalização.

Mas isto já era esperado e previsível. Há que imaginar qual a real estratégia dos membros do Batasuna. Acredito que o ASB parece mais uma cortina de fumaça que pode estar escondendo outro movimento. Na política, nada é tão simples.

Nenhum comentário: