domingo, março 11, 2007

Manifestação em Madrid organizada pelo PP

Foi uma manifestação bonita e tranquila. Marcada para 17hs, já por volta das 14hs as pessoas se dirigiam para seus pontos chave, em especial a Puerta de Alcalá, de onde saiu a manifestação "España por la libertad. No más cesiones a ETA".

A Comunidade de Madrid estimou o público em pouco mais de 2 milhões, um exagero certamente. O governo falou em pouco mais de 300.000. Certamente queria diminuir o brilho dos populares. Estimo, pelo que vi, por volta de 700.000 pessoas no máximo. Mesmo assim, é um número considerável.


O PP foi responsável por organizar a marcha desta vez e na cabeceira da manifestação estavam os principais nomes dos populares, como Mariano Rajoy, Ángel Acebes, Alberto Ruiz-Gallardón, Esperanza Aguirre e Jaime Mayor Oreja. Aznar tabém estava presente.


Se lembrou muito o assassinato do Prefeito do PP, Miguel Ángel Blanco, morto pelo ETA há quase dez anos.

O povo gritava refrões como "Zapatero fue un error ¡ohhhh!", "Zapatero, ¿quién está detrás del 11-M?", "Zapatero, en mi nombre no", "La COPE, verdad y libertad" e "La COPE somos todos". A campeã, como sempre, foi "Zapatero, dimisión!".

No fim, na Plaza de Colón (sim, a bandeira já estava lá de volta, como mostro nesta foto), Rajoy leu o manifesto, ouviu-se o hino espanhol, com milhares de bandeiras sendo agitadas. A manifestação foi um sucesso. Valeu a pena.

Nenhum comentário: